Downhill Freeride – Test drive de rodas

Posted: Novembro 5, 2010 in Skate
Etiquetas:, , , , , , , , , , , , , ,

Um dos grandes problemas de quem pratica esportes radicais é o alto custo de manutenção de equipamentos, com downhill Freeride isso é constante. Com o treino diário e a evolução em manobras de alta velocidade como slides o gasto em rodas se torna um tormento para o skatista.  Em menos de seis meses foram quatro jogos de rodas sendo que uma não durou nem uma sessão. Vou relatar aqui a experiência que tive com essas rodas até mesmo para esclarecer dúvidas e auxiliar outros skatistas na aquisição de suas rodas.

Sempre dei preferência por equipamentos importados, porém resolvi dar um crédito as rodas nacionais e comprei  a Moska Speed 76mm/ 80a (para os leigos, 76 mm é o diâmetro da roda e 80a é o percentual de dureza da roda, quanto maior o percentual, menor é a aderência ao asfalto). Sendo uma roda para speed apresenta uma aderência maior e ideal para rasgadas em altas velocidades (curvas).  Por ser uma roda macia, apresentou desgaste sem enquadramento com uma durabilidade de cinco meses.

Rodas apresentaram deformação e desgaste em seis meses de uso.

Na dúvida de qual roda adquirir, procurei a loja do campeão mundial de downhill slide, Sérgio Yuppie e seguindo suas recomendações acabei comprando a clássica Kryptonics “Rout 65 mm” de cor preta. A maior surpresa foi comprovar que a Cryptonics deixou de ser uma das melhores rodas do mundo perdendo campo até mesmo para rodas nacionais. Na primeira sessão a roda enquadrou e perdeu toda a estabilidade, o próprio Yuppie não imaginava o desgaste tão rápido e trocou a roda prontamente por outra.

Ando de longboard a mais de dez anos e sempre mantive uma simpatia com a marca. A primeira roda que tive foi a Classic 76mm de cor azul, uma das melhores rodas já produzidas com longa durabilidade. Lembro que andei com elas durante três anos e vendi o skate com as rodas que duraram mais alguns outros com o novo proprietário. A Cryptonics era produzida na Califórnia com excelente uretano, porém a marca foi vendida alguns anos atrás para uma empresa italiana que levou a produção para o seu país. Criticada pelo uretano de baixa qualidade utilizada em suas rodas atualmente acabou perdendo um grande número de admiradores.

Rodas duraram somente uma sessão! Note o desgaste nas rodas à esquerda.

Próxima etapa foi o teste com as rodas Gravity  “Drifter” 70 mm cor preta.  Outra indicação de Yuppie para downhill slide foram as rodas trocadas pelas Cryptonics que duraram somente uma sessão. Uma roda com excelente desempenho em rasgadas e slides em baixa velocidade e slides reverse em alta. Porém, como imaginei que poderia ocorrer nas rodas pretas, elas duraram somente três sessões de treino sofrendo enquadramento e perda de estabilidade.

Rodas com três sessões de duração. A roda virada é a que enquadrou.

Assustado com o gasto gerado em dois jogos de rodas em apenas cinco dias resolvi partir para as importadas. Adquiri as rodas Orangatang “In Heat” 76 mm 84a por um ótimo preço e fui direto aos testes.  Seguindo os conselhos do vendedor (e praticante de downhill freeride/ speed) adquiri também um truck Paris 180 mm, pois estava com meus trucks antigos muito velhos e por ter menos ângulo de inclinação poderiam estar ajudando no desgaste rápido das rodas (devido ao baixo ângulo de inclinação, freqüentemente as rasgadas saiam em duas rodas gerando um desnível de desgaste entre elas).  Tanto a roda quanto o truck apresentaram excelentes resultados. As rodas foram testadas até o momento sob condições extremas e com o auxilio dos trucks apresentam um desgaste uniforme entre elas. Acredito ser a roda que vai durar mais (pelo menos o verão).

Dita a “melhor roda do mundo” é a que esta apresentando melhores resultados.

Após os testes com estas quatro rodas cheguei as seguintes conclusões. Nunca compre as rodas com cores para combinar com o shape, saiba que a cor interfere diretamente no desempenho das rodas e no tipo de material utilizado. Por isso sempre busque informações sobre aderência durabilidade e desempenho para o seu estilo de andar (Speed, Free ride, Downhill Slide, etc…).  Faça sempre o rodízio das rodas para um desgaste uniforme (revezamento em x), pois as que ficam próximo dos calcanhares recebem todo o peso do corpo durante as manobras e isso gera um desgaste maior nessas rodas. Nunca esqueça de proteção e muita responsabilidade na hora de andar.

Logo postarei  o tempo de duração da Orangatang e o test drive de outras marcas. Boa ladeira a todos.

About these ads
Comentários
  1. Pedro diz:

    Estou começando com o long e o teste e as dicas vão ser muito uteis para mim.as rodas moska são ocas?(só por curiosidade)

    Eu tenho um long da sector nine e gostei muito da marca.

  2. Pedro diz:

    onde é q vc achou as indicações de Sérgio Yuppie?

  3. Rodrigo diz:

    Eu gosto da rodas da gravity. a roda gravity cinza 72mm 96a e nto boa, to com ela a mais de um ano.

  4. Cassiano diz:

    Olá Nércio, valeu mesmo pelo post, eu como estou tendo que trocar de rodas agora iirei seguir um pouco o que você disse, apesar de ter gostado da moska. A kripton tem perdendo mercado mesmo, e já ouvi varias reclamações como estas suas.É uma pena.
    Valeu pela ajuda.
    Abraços

  5. Diego Azeredo diz:

    Desculpe, mas vc usou pessimas rodas para a pratica do slide, testa uma roda bones 60mm spf, moska downhill slide white rock, essas rodas possuem dureza superior a 50D e são como sabão no asfalto, como imagino que seu skate seja um longboard, use a Moska Downhill Slide 70MM 90A, muito boa tambem, tenho a minha a um tempao e é boa para rasgadas

  6. Saulo Ramos diz:

    Velhooo… animal…
    pode cre…
    tipow… eu ando de long a uns 4 anos… mas andava só descendo a ladeira mesmo…
    daew pah a rodinha não gastava quase nada… mas pah… vi uns videos dos caras da originals e da loaded, e fiquei instigado em das uns slides… comecei andando sozinho, e hoje ando com uma raça de uns 15 cabeça e mais umas 5 mina… ta massinha ja… ja consigo mandar slides nas duas bases de from e de back tranquilo e tb de pé… cara eu prefiro sempre as rodas mais secas sabe… eu testei tb uma kriptonics e estoro em 2 sessões (estoro mesmo HUSAUHAS) e teste tb a moska, velho eu gostei pra speed… ela te da muita velocidade, mas realmente ela vai ficando em formato de cone, mesmo fazendo rodisio e tals… agora to com uma black sheep rala coco como dizem… velho eu achei muito boa pq ela desliza muito bem… mas estou louco mesmo pra dar uns role com as orangatang… to bem em duvida de qual pegar… pq pratico mais slides… mas se pah vou pegar uma igual a sua mesmo..
    velho meu e-mail ta ai… se pah add aew pra conversar e tals… se pah daqui umas 2 semanas ta saindo meu video.. daew te mando…
    abraço aew
    e boa ladeira pra todos…

  7. Nércio34 diz:

    Amigos

    Para aqules que querem comprar rodas para freeride indico duas marcas:

    Orangatang Estimulus (amarela) 87a
    Abec 11 Freeride 84a

  8. sérgio diz:

    A KRYPTO VERMELHA (translucida) CLASSIC 76mm ELA É BOA PARA SLIDE DE BAIXA VELOCIDADE ?
    MUITO BOM O POST, VALEU !
    ABRAÇO
    SE PUDER RESPONDER NO EMAIL AU.GREEN@HOTMAIL.COM

  9. Moska Wheels diz:

    Matéria interessante. As rodas Moska apresentadas na matéria como diz o nome são para Downhill Speed, por isso a dureza (Shore) é baixa, 80A. Para Downhill Slide, as rodas recomendadas são as Moska DS 62mm 53D (que é o shore superior ao shore A)- rodas mais duras deslizam mais facilmente no asfalto e têm alta resiliência.

  10. tenho uma freerider abec11.

    comigo ela ta perfeita msm..tive uma mosca…ela reamenti fica conica rapido…i nao e mtu boa no desenpenho de full já a free rider e extensa. pois tbn ja esta acabando..proxima sera a durian amarela…orangatang.

    vlw pelas dicas…fica com deus

  11. xshux diz:

    estou afim de começar com um board normal. pois ande mto tempo de skate..
    estou com uma moska dual.. sera q rola??

  12. Haniel Albino diz:

    cara li esse texto quando estava querendo comprar umas rodas novas para o meu Longboard
    e dai decidi pegar as orangatang pois minhas rodas eram boas no slide mas porem elas gastavam muito rapido ( muito mesmo elas esfarelavam)
    então peguei as orangatang durian 75mm 83A e estão durando muito, são muito boas para slides
    creio que vou ficar com elas por um bom tempo… mesmo rasgando muito com elas elas nao gastam rapido e estou com elas a um bom tempo e ainda nao ficaram nem 70mm sao muito boas
    este texto me ajudou muito na hora de comprar minhas rodas. valeu mesmo.

  13. rodrigo de andrader diz:

    Cara a Abec 11 Freeride 84a estou usando e estão dando resultados! segui a dica de um amigo meu (vendedor da loja), segundo ele o formato da Abec 11 Freeride 84a é melhor quesito resistência comparado a Orangatang “In Heat” 76 mm 84a.

  14. Adriano diz:

    Show de post. Me ajudou muito na decisão de compra. Estou indo pro EUA e precisava fazer a opção logo.
    Última pergunta: Onde encontro essa roda e quanto você pagou por ela?
    Abraço

  15. matheus diz:

    Eaew cara comessei andando com as face skait 70mm 79 a perfeitas para downhil speed

  16. matheus diz:

    Eaew cara comessei andando com as face skait 70mm 79 a perfeitas para downhill speed alem de grudarem nas curvas aceleram muito recomendada por varios amigos alem de tudo sâo baratas .no speed tudo bem mas na primeira semana de slide a roda ja comessou ficar bem conica . par quem curte sliide recomendo as zoombies valew flw bom role

  17. Lucas diz:

    Comprei uma roda da moska ela tem 80mm e 90 dureza é boa pra dar slides e giros ?

  18. Lucas diz:

    Cara acabei de comprar uma Kryptonics 70 mm e meu estilo e mais walking ta ligado? tipo so rolesinho msm e as vezes umas descidas…vc acho que foi uma boa inquisição ? paguei R$ 110,00 nela.

  19. Luca diz:

    acabei de comprar um long da krown !! tinha um mini long da globe e comecei a mandar slide e parti para o long para aprimorar minhas tecnicas !! porem o meu long veio com rodas para speed e irei comprar uma roda para slide !! qual é a melhor rodapara mim ?? ando apenas de final de semana e em asfalto liso !!

  20. andre diz:

    Intao raça…moro aqui na ilha tb
    montei meu carrinho la com o yuppi e botei umas rodas speed demons
    sao da gringa e eu aprovei
    amarelas
    otimas pra descer grandes percursos em declive
    boa durabilidade…porem ela e muito aderente e isso as vezes impede de dar uma rasgada longa com as quatro rodas, e mais pro snake mesmo

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s